O seu nome de Exu Pimenta, tem origem nos Quimbandistas, ou Esquerda Negativa da Umbanda, que a denominaram assim, pelo fato de que na proximidade de sua emanação fluídica, antes da incorporação, se sente um forte cheiro de pimenta.
A sua apresentação astral são de duas maneiras. Uma é igual à de um verdadeiro Mago (com uma aparência, como exemplo, da figura do Feiticeiro, no desenho animado do Mickey Mouse: "O Aprendiz de Feiticeiro". É só imaginar essa figura e, acrescentar ao redor do corpo fluídico do Exu Pimenta, uma diáfama camada de vapores químicos que o envolve completamente e o acompanha sempre.
E a outra é como um caboclo, um índio forte sempre mexendo, ou em volta de ervas. Ele seria como um caboclo quimbandeiro! Quando incorporado, sobre bebidas, bebe de tudo quanto é preparado químico, que varia do marafo, vinho, cerveja, uísque, conhaque e pinga com pimenta.
Fuma charutos diversos e os costuma observar, numa impressão de análise dos agentes químicos envolvidos na combustão, que provocam a fumaça; enfim, se porta sempre de forma como se estivesse estudando detalhes.
Esse Exu Pimenta trabalha com fundanga, enxofre, fósforos, pimenta, queima papéis e constantemente receita banhos e defumações com várias misturas de ervas. Costuma manter fogo aceso dentro desse caldeirão enquanto está em terra incorporado, pois o fogo é agente mágico transmutador.
Sua guia (corrente,colar) na maioria das vezes é Verde e Preta, com tridentes de Exu e Pomba-Gira, meia lua, estrela de 5 pontas e imagens de caveira, ou então guias com bastante metais, já que ele é como se fosse um alquimista. Seu domínio é fazer misturas com ervas, metais, ou seja, fazer transformações assim como um alquimista!
Pertence à linha das almas, vive na calunga das matas!
Ele é da linha negativa de Oxossi e é serventia do caboclo Pena Azul.
Pontos:
1.
Todo
mundo qué, mas só Quimbanda agüenta,
Chega, chega no terreiro, chega, chega, Exu Pimenta!
Chega, chega no terreiro, chega, chega, Exu Pimenta!
2.
Seu
Exu Pimenta, traz o chumbo e o ouro,
Saravá à falange do pimenta!
Sua proteção é um tesouro!
Saravá à falange do pimenta!
Sua proteção é um tesouro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário